Na ZURICH, os problemas de Saúde e Segurança no Trabalho são um tema inquietante para grande parte dos trabalhadores, já que diariamente são confrontados com surpresas desagradáveis.
Na ZHP em particular, é exigido constantemente aos trabalhadores ritmos de trabalho e uma pressão intolerável, num total desrespeito pela saúde destes trabalhadores. Nesta área, a ZURICH apenas se preocupa com cumprimento das normas que estipulam o correcto atendimento, para que no final exista um cliente satisfeito.
Estes ritmos, de pressão e do volume de trabalho, levam ao surgimento de doenças auditivas e ao aparecimento de doenças psicológicas de características depressivas, cuja recomendação clínica indica que o trabalhador não deve fazer atendimento. Ainda assim, há trabalhadores despedidos e outros que permanecem no atendimento, contrariando as recomendações médicas.
Noutros casos, existem doenças profissionais irrecuperáveis, com consequências graves no trabalho e na vida pessoal dos trabalhadores. Sim, a pressão exercida pelo excesso de trabalho, a par de uma exigência desadequada imposta pelas hierarquias, leva a que alguns trabalhadores sejam irremediavelmente atingidos por quadros clínicos complexos.
Contribui para a situação anterior o facto de alguns trabalhadores com folgas rotativas trabalharem todos os feriados e ainda lhes ser descontado o subsídio de refeição desse dia feriado trabalhado; de só gozarem fins-de-semana quando estão de férias, contrariando o disposto na Cláusula 21.ª do ACT da ZURICH, na qual os trabalhadores em regime de turnos devem ter descanso semanal ao Sábado e ao Domingo pelo menos uma vez em cada trimestre. Esta situação só é aceite pelos trabalhadores por medo de retaliações caso se oponham ao que lhes está a ser imposto.
Por último, existem trabalhadores que solicitam à ZURICH horário flexível, de acordo com o estipulado pelo Código do Trabalho e ACT, e a empresa nega-lhes esse direito, apesar do trabalhador reunir as condições necessárias e fazer prova disso.
Ganha Força. Luta com o SINAPSA.
SINDICALIZA-TE!
INFO SINDICAL #34 | IMPORTA CUIDAR DA SAÚDE E BEM-ESTAR DOS TRABALHADORES
Copyright SINAPSA | 2020 | Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins | Desenvolvido por Portugal Interactivo
|