Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube     Siga-nos por RSS
 
    Início    Noticias
Dia Mundial da Segurana Social
08 Mai 2020
Dia Mundial da Segurana Social
Dia Mundial da Segurana Social

Em 2020 assinalamos o Dia Mundial da Segurança Social em condições muito especiais e particularmente adversas, em plena pandemia de uma doença nova acerca da qual pouco sabemos e ameaçados por uma crise económica e social sem precedentes.

É precisamente em momentos como este que a importância fundamental dos direitos sociais serem garantidos pelo Estado, com carácter universal e solidário, é amplamente salientada e reconhecida, ficando claramente demonstrado que o investimento nas Funções Sociais do Estado é essencial para a nossa sobrevivência colectiva.

Neste quadro, o sistema público de Segurança Social universal e solidário, tal como concebido na nossa Constituição, e como o SINAPSA sempre defendeu, está mais uma vez chamado a desempenhar um papel fundamental na garantia da segurança económica dos cidadãos e na manutenção da coesão social.

Contudo, para que o sistema de Segurança Social possa dar resposta na hora e na medida certas a todos os que necessitam de protecção, nomeadamente aos trabalhadores e aos desempregados através do sistema previdencial, é necessário em primeiro lugar que a sua sustentabilidade financeira seja garantida.

Na actual situação do país, com a economia paralisada, muitas empresas sem actividade e encerradas, milhares de trabalhadores em layoff ou em apoio à família com o salário reduzido e um volume crescente de desemprego, as receitas da segurança social estão necessariamente em queda, ao mesmo tempo que as suas despesas aumentam, não só com os apoios extraordinários, que devem ser suportados pelo Orçamento do Estado, mas também no âmbito do regime previdencial com a atribuição de mais prestações por doença e mais prestações de desemprego.

O SINAPSA defende que no presente contexto é ainda mais urgente o reforço do regime de protecção social no desemprego lembrando o crescimento e a baixa cobertura das prestações de desemprego e a muito elevada percentagem de desempregados em situação de pobreza.

Neste contexto de redução de receitas e aumento de despesas, torna-se totalmente incompreensível que uma parte dos apoios concedidos às empresas passe também pela isenção ou redução das contribuições patronais para o sistema de Segurança Social, que claramente põe em risco a sustentabilidade do sistema previdencial.

A constante utilização das contribuições sociais como mero instrumento de política económica para acorrer a todo o tipo de situações de crise nacional ou sectorial tem sido uma das causas subjacentes à fragilização financeira do sistema previdencial, que os Governos teimam em não reconhecer.

As contribuições para o sistema de Segurança Social destinam-se expressamente ao pagamento aos trabalhadores de prestações, que são contrapartida dessas contribuições e funcionam como rendimentos substitutivos dos rendimentos de trabalho perdidos em caso de ocorrência das eventualidades previstas. Por isso, não é legítimo que sejam usados para outros fins, sob pena de lesar e perverter gravemente todo o sistema.

Assim, neste Dia Mundial da Segurança Social, o SINAPSA reforça o seu compromisso com a defesa inabalável de um sistema de Segurança Social Público, universal e solidário, que dê resposta a todas as necessidades dos trabalhadores e de todos os cidadãos e que contribua para o reforço da coesão social e para a redução das desigualdades, da pobreza e da exclusão social.

Em tempo de pandemia global da doença COVID 19, este compromisso com a defesa e reforço do sistema público de Segurança Social é mais do que nunca uma prioridade, uma exigência e uma responsabilidade de todos nós, que o SINAPSA assume plenamente.


Dia Mundial da Segurança Social 2020

 
 
Porto
Rua Breiner, 259, 1º
4050-126 Porto
T + 351 222 076 620
F + 351 222 052 216
geral@sinapsa.pt
Lisboa
Rua Cidade de Liverpool, 16 C R/C Dto
1170-097 Lisboa
T + 351 218 861 024
F + 351 218 861 024
lisboa@sinapsa.pt
Descarregue a nossa APP
App Store
Google Play
Newsletter

Copyright SINAPSA | 2020 | Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins | Desenvolvido por Portugal Interactivo