Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube     Siga-nos por RSS
 
Despedimentos na Ageas Portugal
12 Jul 2019
Despedimentos na Ageas Portugal
Despedimentos na Ageas Portugal

A Direcção do SINAPSA tomou ontem conhecimento, em reunião efectuada com os Recursos Humanos da AGEAS PORTUGAL, da intenção da empresa em despedir cerca de 90 trabalhadores, utilizando a forma da rescisão contratual por mútuo acordo.

Apesar da AGEAS PORTUGAL ter alegado a inevitabilidade para a aplicação desta solução, que abrange trabalhadores dos ramos não-vida das empresas do grupo, o SINAPSA tem entendimento que este plano tem como principal objectivo continuar a política de deslocalização do trabalho para o outsourcing, prática esta que já vem sido utilizada há algum tempo, nomeadamente nos sinistros, e que poderá debilitar ainda mais as secções onde está prevista a maior dispensa de trabalhadores, com consequências directas para a prestação do serviço junto dos seus clientes.

É igualmente o nosso entendimento que este plano configura claramente um processo de despedimento colectivo encapotado, negando a AGEAS PORTUGAL a consulta prévia às estruturas representativas dos trabalhadores de um plano concreto de reestruturação, de acordo com a Lei.

Não podemos deixar de criticar frontalmente a estratégia da AGEAS PORTUGAL em realizar reuniões com as estruturas representativas dos trabalhadores (SINAPSA incluído) no dia em que deu início ao processo, no período da manhã, logo após a entrada dos trabalhadores ao serviço, chamando-os e colocando-lhes em cima da mesa propostas de rescisão dos seus constratos de trabalho, utilizando para o efeito uma empresa consultora externa.

No entanto, como a AGEAS PORTUGAL optou pela via das negociações directas com os trabalhadores visados por este despedimento, nenhum trabalhador é obrigado a assinar a sua desvinculação da empresa, tendo o direito de a recusar.

O SINAPSA exorta que não assinem qualquer acordo de cessação do contrato individual de trabalho e disponibiliza os seus serviços jurídicos para o devido aconselhamento especializado.

É fundamental que os trabalhadores se mantenham unidos e se mobilizem em torno do seu sindicato de classe, o SINAPSA.

Entretanto, vimos convocar todos os trabalhadores do Porto para Plenário a realizar no próximo dia 16 de Julho, pelas 16h30, no Edifício do Campo Alegre, em local a divulgar muito brevemente.


PARTICIPA E MOBILIZA OS TEUS COLEGAS!

JUNTOS SOMOS + FORTES!


COMUNICADO N.º 36 - JULHO 2019

 
 
Porto
Rua Breiner, 259, 1º
4050-126 Porto
T + 351 222 076 620
F + 351 222 052 216
geral@sinapsa.pt
Lisboa
Rua Cidade de Liverpool, 16 C R/C Dtº
1170-097 Lisboa
T + 351 218 861 024
F + 351 218 861 024
lisboa@sinapsa.pt
Descarregue a nossa APP
iOS
Android
Newsletter

Copyright SINAPSA | 2019 | Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins | Desenvolvido por Portugal Interactivo